Wednesday, November 11, 2015

Oficina de Projetos 2015.2

Além das atividade de Introdução à Tecnologia e Programação com a turma de Iniciantes, também têm sido desenvolvidos alguns projetos específicos com alunos que estão há mais tempo no Semente, hoje no período Intermediário 1 do Pequeno Cidadão. São cinco projetos no total, em que alguns de nossos voluntários, assumindo a posição de um gerente de projetos, atuam diretamente com um grupo de três alunos. Mais do que o desenvolvimento dos projetos, essa parceria aproximou ainda mais voluntários e crianças por meio de propostas variadas e engajadoras.



O primeiro deles é baseado no kit LEGO Mindstorms, desenvolvido e estruturado pelos gerentes Afonso Ferragut e José Freitas (Engenharia Mecatrônica), juntamente com os alunos André, Bruno, Guilherme e Kaike. O objetivo do projeto é aprofundar um pouco mais os alunos na linguagem de programação utilizada em competições de robótica, tais como utilização de sensores e programas mais complexos.



O tema do segundo projeto específico é a construção de uma maquete que represente os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tendo como gerente de projeto o voluntário Klebber Ottoboni (Engenharia Elétrica) em conjunto com os alunos Lucas e Vitor Hugo e a aluna Beatriz. Com isso, eles são capazes de entender como funciona todo processo que permite que a energia chegue em nossas casas através da utilização de componentes eletrônicos, como bobinas, resistores, LEDs e outros.



Outro projeto é o desenvolvimento de um jogo digital utilizando a plataforma Scratch, desenvolvida e disponibilizada gratuitamente pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e que permite o aprendizado de programação através de linguagem em blocos. O objetivo é aproximar um pouco mais os alunos Eliezer, Luiz Henrique e Ruan do universo da programação, sendo o voluntário Leonardo Consoni (Engenharia Mecatrônica) responsável pela gerência do projeto.



O quarto projeto específico é a produção de um filme, ficando a cargo da gerente Nádia Martarelli (Engenharia de Produção) e das alunas Geysiane, Maiara e Tainara toda a responsabilidade de desenvolvimento. O intuito é mostrar às alunas não só o glamour da atuação, mas também todo o trabalho duro por trás das câmeras, tais como elaboração de roteiro e da mensagem a ser passada, filmagens e edição.



O último projeto específico é a reformulação do site do Projeto Pequeno Cidadão, cuja elaboração e estruturação ficou por conta do gerente de projeto Wesley Marciano (Engenharia Elétrica) e das alunas Evelin, Kayra e Vitória. O projeto visa ensinar às alunas a estruturação de um site, desde a escolha de templates e conhecimento básico de linguagem web até a parte de edição de imagens para o visual do site.



Por fim, além dos conhecimentos técnicos que cada projeto proporciona, eles também têm como meta fornecer maior autonomia e responsabilidade para esses alunos e alunas, de forma que cada projeto siga os rumos que eles definam, exercitando, assim, a capacidade dessas crianças de não apenas serem donas de seus próprios projetos, mas também de suas próprias vidas em um futuro próximo.



À medida em que os projetos forem finalizados, seus resultados serão compartilhados em nossos canais. Aguardem!

0 comments:

Post a Comment