Monday, October 26, 2015

Nona Atividade 2015.2: Percorrendo o Brasil com Lego

Na nona atividade dos Iniciantes no projeto Semente, os alunos conheceram o Brasil de uma forma um pouco diferente: utilizando robôs do kit LEGO Mindstorms.



Logo quando chegaram ao local da atividade, as crianças deram de cara com um mapa enorme do nosso país colado no chão, constando nele apenas as siglas de cada estado e suas respectivas capitais. O desafio era simples: os alunos deveriam formar grupos e percorrer determinadas capitais utilizando os robôs do kit LEGO Mindstorms, cujos comandos simples fariam o robô andar para frente, virar em torno de seu próprio eixo ou fazer curvas. As capitais que seriam percorridas eram determinadas de acordo com a carta escolhida por cada grupo.



No entanto, esse desafio aumentava a cada nível, havendo um total de três níveis. O primeiro nível de desafio era simples: sair de alguma capital e chegar à outra, como sair de São Paulo e chegar a Maceió. O segundo nível era similar ao primeiro, com a diferença que a capital de partida deveria ser o destino alcançado no primeiro nível de desafio (seguindo nosso exemplo anterior, o robô deveria sair de Maceió e chegar a Manaus ou a outra capital, dependendo da carta escolhida pelo grupo).



Por fim, no terceiro e último nível de desafio, os grupos deveriam sair da capital de destino alcançada no nível dois e passar por outras duas capitais (sair de Manaus e passar por Palmas e chegar a Campo Grande, por exemplo). Terminados esses níveis, os grupos puderam inventar seus próprios desafios.



O resultado final dessa atividade é que todos os grupos, com a ajuda dos voluntários, cumpriram o desafio proposto. E o mais importante: se divertiram aprendendo princípios básicos de programação e robótica, além de conhecerem e aprenderem um pouco mais sobre o país que elas têm em mãos.

0 comments:

Post a Comment