Monday, September 14, 2015

Quarta Atividade 2015.2: Caça ao Tesouro

Na quarta atividade do semestre, os alunos Iniciantes do Projeto Semente tiveram a oportunidade de conhecer e se divertir em um dos mais bonitos locais do Campus I da USP São Carlos: a praça central do CAASO. E nesse lugar, nada melhor do que brincar de caça ao tesouro, mas de uma forma um pouco diferente, aliando mapas clássicos da brincadeira com as pistas encontradas através do uso da tecnologia moderna.



No início da atividade, os alunos foram separados em grupos de três ou quatro membros e cada um dos grupos recebeu um mapa da praça em formato quadriculado com indicações dos eixos “x” e “y”, além da xarada que levava ao primeiro tesouro escondido.  O desafio de cada grupo era encontrar um determinado números de tesouros espalhados pelo lugar.



Para encontrar os tesouros, que eram determinados por um conjunto de coordenadas cartesianas (x, y), os alunos recebiam xaradas cujas respostas dariam a exata localização do esconderijo. Para responderem essas xaradas, eles tinham à sua disposição todas as ferramentas Google, como busca e cálculo de distância. Por exemplo, para determinar qual seria o valor “x” de um tesouro, os grupos deveriam responder “o que é um decágono?” e a resposta encontrada no site de busca (“polígono/figura de 10 lados”) serviria para indicar o primeiro valor da coordenada cartesiana da pista: 10. Ou para determinar o valor de um “y”, os alunos deveriam pesquisar “qual a distância de carro entre o campus da USP São Carlos e o SESC”, e assim por diante.




E a cada pista que os grupos encontravam na praça, eles deveriam entregá-la no quartel general da brincadeira, onde receberiam um novo par de xaradas para a próxima pista. Com a ajuda (e fôlego) dos voluntários analisando as pistas e correndo pela praça, todos os grupos conseguiram encontrar os tesouros espalhados pela local.




Por fim, após os alunos encontrarem todos os tesouros espalhados pela praça, cada grupo recebeu um conjunto de letras e, juntos, todos os grupos deveriam formar uma palavra para o prêmio final: um bombom e um adesivo do Semente. As letras recebidas pelos alunos foram: A-A-I-R-S-S-T-T e as dicas dadas para a resolução desse anagrama foram: (1) começa com a letra “A”, (2) é uma profissão e (3) todo dia vemos na TV. E você, já descobriu qual palavra é essa?

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