Na quarta atividade do semestre,
os alunos Iniciantes do Projeto Semente tiveram a oportunidade de conhecer e se
divertir em um dos mais bonitos locais do Campus I da USP São Carlos: a praça
central do CAASO. E nesse lugar, nada melhor do que brincar de caça ao tesouro,
mas de uma forma um pouco diferente, aliando mapas clássicos da brincadeira com
as pistas encontradas através do uso da tecnologia moderna.
No início da atividade, os alunos
foram separados em grupos de três ou quatro membros e cada um dos grupos
recebeu um mapa da praça em formato quadriculado com indicações dos eixos
“x” e “y”, além da xarada que levava ao primeiro tesouro escondido. O desafio de cada grupo era encontrar um
determinado números de tesouros espalhados pelo lugar.
Para encontrar os tesouros, que
eram determinados por um conjunto de coordenadas cartesianas (x, y), os alunos recebiam
xaradas cujas respostas dariam a exata localização do esconderijo. Para
responderem essas xaradas, eles tinham à sua disposição todas as ferramentas
Google, como busca e cálculo de distância. Por exemplo, para determinar qual
seria o valor “x” de um tesouro, os grupos deveriam responder “o que é um
decágono?” e a resposta encontrada no site de busca (“polígono/figura de 10 lados”)
serviria para indicar o primeiro valor da coordenada cartesiana da pista: 10. Ou
para determinar o valor de um “y”, os alunos deveriam pesquisar “qual a
distância de carro entre o campus da USP São Carlos e o SESC”, e assim por
diante.
E a cada pista que os grupos
encontravam na praça, eles deveriam entregá-la no quartel general da
brincadeira, onde receberiam um novo par de xaradas para a próxima pista. Com a
ajuda (e fôlego) dos voluntários analisando as pistas e correndo pela praça,
todos os grupos conseguiram encontrar os tesouros espalhados pela local.
Por fim, após os alunos
encontrarem todos os tesouros espalhados pela praça, cada grupo recebeu um
conjunto de letras e, juntos, todos os grupos deveriam formar uma palavra para
o prêmio final: um bombom e um adesivo do Semente. As letras recebidas pelos
alunos foram: A-A-I-R-S-S-T-T e as dicas dadas para a resolução desse anagrama foram:
(1) começa com a letra “A”, (2) é uma profissão e (3) todo dia vemos na TV. E
você, já descobriu qual palavra é essa?
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