A quinta atividade dos Iniciantes
foi voltada para execução de alguns experimentos. O quiosque localizado dentro
do CEFER no Pequeno Cidadão se transformou em uma verdadeira feira de ciências,
onde os alunos puderam participar e ver de perto algumas experiências muito
divertidas e cheias de conhecimento.
No início, os alunos se dividiram
em três grupos e cada grupo participaria de um experimento por vez. Assim que
todos terminassem cada experimento, os grupos mudariam de lugar até que todos
pudessem ver todas as três experiências da feira. A primeira delas envolvia
o conceito de titulação. Foram disponibilizadas duas soluções, uma básica e
outra ácida, e um reagente indicador de pH: a fenolftaleína. Em meios ácidos (pH
baixo), a fenolftaleína é incolor, enquanto que sua cor se torna rosa/roxa em
meios básicos (pH alto). E foi essa mudança de cor em meios diferentes que os
alunos puderam validar nessa experiência.
No segundo experimento (o leite
psicodélico), os alunos despejaram corante alimentar em um leite e perceberam
que o corante não se misturava. Depois disso, bastou apenas um pouco de
detergente para que o leite se movimentasse de uma maneira completamente
caótica, além de permitir a mistura do corante com o leite. Isso ocorre porque
o detergente consegue quebrar a tensão superficial da água (essa tensão impede
que ela se misture muito facilmente com outros produtos) e, uma vez que que o
leite apresenta água em sua composição, fica explicado o por quê dessa mistura
acontecer após se colocar detergente.
O terceiro e último experimento (a
água que pega fogo) tratava da questão da densidade: foi utilizado um
erlenmeyer com uma quantidade bem pequena de fluído de isqueiro (menos denso
que a água e muito inflamável) e foi despejado água no recipiente. Por ser “mais
leve” do que a água, o fluído de isqueiro subiu para a superfície, permitindo
que fosse possível ver a “água” pegando fogo (na verdade, o fluído era quem
ficava em chamas).
Lembrando que os
experimentos foram inspirados pelo Manual do Mundo e que devem ser feitos
sempre com o acompanhamento de um adulto. Também gostaríamos de agradecer aos
voluntários, que conseguiram explicar os conceitos que envolviam cada
experiência de uma forma simples e divertida para os alunos. Até a próxima!
0 comments:
Post a Comment