Monday, May 11, 2015

Sétima Atividade 2015.1: Logística

O tema da atividade sete do Projeto Semente foi logística, em que, utilizando a lista de materiais enumerados na aula anterior, os grupos tiveram o desafio de automatizar o processo de obtenção desses materiais em uma planta para a confecção de seus produtos.


Inicialmente, os alunos selecionaram três tipos de materiais dentre seis fornecedores disponíveis para escolha. No caso do carro, alguns tipos de materiais para se escolher foram vidro, tinta, motor, pneu; no caso da casa, tinta, tijolo, cimento e areia. Escolhidos os três materiais, os grupos definiram então qual seria o melhor lugar para a colocação da planta da fábrica, de forma a reduzir o tempo de transporte entre os fornecedores e a fábrica. Feito tudo isso, os alunos tiveram o principal desafio da aula: programar robôs do kit Lego Mindstorms com o objetivo de automatizar e otimizar a coleta dos materiais necessários para a construção dos produtos.


Com o auxílio dos voluntários, os alunos tiraram de letra o desafio proposto. Alguns grupos, além de programarem a trajetória do robô passando por todos os fornecedores, também simularam um tempo de parada em cada fornecedor. Outros grupos colocaram sinais sonoros como forma de checar o término da coleta de cada material. Assim, nesta atividade, os grupos finalmente completaram toda a parte de planejamento de construção dos produtos, passando desde definição e pesquisa de mercado até desenhos, protótipo e logística. Daqui em diante, as etapas restantes do desenvolvimento do produto serão voltadas para a construção da marca e marketing, áreas em que criatividade e comunicação são fundamentais.

0 comments:

Post a Comment