Wednesday, November 5, 2014

Percorrendo o Brasil com robôs da Lego

Uma pergunta: você sabe o nome de todos os estados e capitais do Brasil? Se bateu aquela dúvida, fique tranquilo que você não é o(a) único(a). Mas será que existe uma maneira divertida de aprendê-las, sem simplesmente decorar? Foi o que fizemos na nossa última atividade.

As crianças tinham à disposição robôs da Lego Mindstorms e notebooks com o software NXT-G para programação dos kits; enquanto isso, no chão da sala de aprendizado eletrônico do CISC, havia um mapa do Brasil pronto para ser percorrido. O desafio proposto foi, então, fazer trajetos específicos como o robô, como sair de Belém rumo a Porto Alegre, passando por Belo Horizonte.



Dessa forma, o aprendizado das crianças foi duplo essa semana: além de ter o primeiro contato com a plataforma de programação em blocos da Lego e aprender a executar comandos básicos no robô, elas tiveram que se desdobrar para descobrir onde exatamente estão as nossas capitais.


Fazemos um agradecimento ao novo grupo de voluntários que se juntou ao projeto essa semana – e também àqueles que estão conosco desde o início das atividades. A importância dos voluntários é tão grande quanto nossos objetivos com o projeto, então mais ajuda sempre é bem-vinda!



Até a próxima!

0 comments:

Post a Comment